Pequenos detalhes podem causar uma impressão errada do Selecionador sobre um candidato.
Você já deve ter ouvido que “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Sendo assim, este ditado pode se aplicar também a uma entrevista de emprego, certo?
Com certeza! Principalmente, se considerarmos que cada candidato tem apenas 4 segundos para ser positivamente avaliado por um Selecionador.
Por isso, o seu primeiro contato visual é muito importante nessa fase para construir uma boa imagem profissional.
Deve ser marcante, pois é uma oportunidade única de você conseguir transpor o seu primeiro obstáculo, presencialmente.
Nesse pouco tempo disponível, seria perfeito se esse profissional conseguisse conhecer quais são as habilidades, atitudes e postura de cada candidato. Se assim ocorresse, seria também mais fácil saber qual deles de fato se enquadra no perfil da vaga disponível.
Mas, nos atuais processos de seleção, nem mesmo a aplicação de testes mais complexos assegura isso de forma plena.
Por esse motivo, você só tem uma chance de causar boa impressão em uma entrevista. E, nessa hora, o que realmente conta é como você vai se garantir para não perder a oportunidade diante de tantos concorrentes no mercado de trabalho.
Para isso, você terá que estar atento a todos os detalhes que compõem a sua imagem, pois eles podem fazer uma grande diferença na decisão dos avaliadores.
As peças de roupas usadas, as cores, os aromas, os cabelos, os acessórios e outros itens estarão sob os olhos atentos do avaliador. E até o mais simples gesto pode ser observado e interpretado.
Algumas pessoas têm uma visão diferente sobre ela, acreditando que é desnecessário atender a determinados procedimentos existentes nas empresas.
Afirmam que esses padrões sobre imagem profissional nas organizações são dispensáveis, quando se referem aos trajes que as pessoas escolhem para usar.
Mencionam que essa deve ser uma decisão exclusiva delas, onde qualquer desaprovação deve ser dispensada.
Esse é um ponto de vista que parece ser razoável, já que as pessoas deveriam ser avaliadas por aquilo que realmente são. Mas, na prática não é assim que funciona, infelizmente.
Quebrar a regras pode parecer bom. Mas, nem sempre é fácil. Requer muito esforço e desgaste.
Mesmo assim, alguns indivíduos gostam de contestar isso e devemos respeitar essa opinião.
Entretanto, é em segundos que a pessoa irá se comunicar visualmente com o Selecionador. Este profissional possui uma série de conceitos formados, os quais desconhecemos.
E um candidato não terá muito tempo disponível para apresentar seus argumentos sobre o seu estilo não convencional.
É exatamente aí que pode estar o risco! Se nesse primeiro impacto sua imagem não for ao encontro das variáveis desejadas pela empresa, pode ser que suas chances diminuam exatamente neste momento do processo de seleção.
Para contornar essa situação, existem alguns recursos que você pode usar como solução.
Um deles é você conhecer a cultura da empresa, antecipadamente. Assim, você poderá ver se ela é mais tradicional, exigindo trajes mais formais, ou se é flexível, permitindo maior descontração na vestimenta.
Se não for possível conhecer antes qual é a empresa, para evitar ser desqualificado na entrevista de emprego, uma segunda saída seria você optar por um Dress Code menos ousado.
Afinal, uma forma específica de se vestir nem sempre precisa ser contestada, porque há padrões que definem até o pertencimento em um tipo de grupo específico de pessoas.
Como exemplo disso, tem-se os skatistas, surfistas, roqueiros etc., que se vestem de modo caracterizado. Desta forma, há uma rápida identificação recíproca entre eles.
Tudo passa a ser uma questão de necessidade, não importando se é pessoal ou profissional. O que interessa mesmo é saber acertar a ocasião para atingir o seu objetivo.
Então, não poderia ser diferente em uma entrevista, ou seja, ter uma imagem profissional adequada também aos interesses da empresa.
Inclusive algumas delas fornecem uniformes aos seus funcionários, com o objetivo de assegurar uma imagem padronizada da própria organização.
É claro que a imagem de um profissional não é composta apenas de seu visual. Muitas outras variáveis são avaliadas ao longo do processo de seleção, dependendo da empresa, cargo, setor, responsabilidade etc.
Antes de ser examinado o conhecimento, postura, poder de decisão, liderança, entre outros fatores, a sua imagem profissional é o que vem primeiro.
Então, agora que já sabe o que precisa ser feito para conseguir o trabalho que deseja, cabe somente a você decidir como deve chegar lá.
Você é a sua marca! Invista no seu marketing pessoal!